Início » Uncategorized » Disputa pela Prefeitura de Fortaleza será acirrada entre três candidatos

Disputa pela Prefeitura de Fortaleza será acirrada entre três candidatos

Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre os dias 31 de julho e 2 de agosto para a TV Verdes Mares e divulgada no dia 4 de agosto de 2008

 

Segundo pesquisa do IBOPE Inteligência realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, a disputa pela prefeitura de Fortaleza está concentrada principalmente em três candidatos: Moroni (DEM), que tem 30% das intenções de voto, a atual prefeita Luizianne Lins (PT), que tem 29%, e Patrícia (PDT), que tem 24%. Os três candidatos têm grande vantagem em relação aos demais, já que na quarta colocação está Renato Roseno (PSOL), com 2% das menções. Adahil Barreto (PR), Luiz Gastão (PPS) e Pastor Neto (PSC) são mencionados, cada um, por 1% dos entrevistados, enquanto Aguiar Jr (PTC) e Carlinhos (PCB), embora lembrados, não atingem 1% das menções. Os votos brancos e nulos totalizam 6% e o mesmo percentual de entrevistados (6%) diz não saber em quem votar para prefeito.

O percentual de entrevistados que dizem não saber em quem votariam se as eleições fossem hoje atinge 49% quando a pergunta é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos. Nessa situação, Luizianne Lins é citada espontaneamente por 17% dos entrevistados, Moroni tem 13% das menções e Patrícia fica com 8%, enquanto Luiz Gastão e Renato Roseno têm 1% das intenções de voto. Outros candidatos mencionados não atingem, juntos, 1% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos são declarados por 7% e outros 3% preferem não responder a esta questão.

Segundo turno

O IBOPE Inteligência testou três possíveis cenários de segundo turno. A candidata do PDT, Patrícia, fica à frente em todos os cenários nos quais aparece, sendo que sua maior vantagem é contra a atual prefeita Luizianne Lins.

Os resultados das simulações de segundo turno são os seguintes:

  • Patrícia (50%) X Luizianne Lins (38%)
  • Patrícia (47%) X Moroni (43%)
  • Luizianne Lins (40%) X Moroni (49%).

Rejeição

O menor índice de rejeição é da candidata Patrícia (11%) e os maiores são os de Luizianne Lins e Pastor Neto (33% e 29%, respectivamente). Os demais candidatos apresentam índices de rejeição entre 22% e 25%, sendo que Moroni fica com 23% e apenas 2% dos entrevistados declaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos a prefeito. Oito por cento não sabem e 3% preferem não responder a questão.

Avaliação da atual administração

A administração de Luizianne Lins é classificada como regular por 38% dos entrevistados, enquanto 34% a consideram ótima/boa e 26% a classificam como ruim/péssima. Apenas 1% dos entrevistados dizem não saber como avaliar a atual administração.

Ficha técnica

Período de campo: A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2008.
Tamanho da amostra: Foram entrevistados 602 eleitores.
Margem de erro: É de quatro pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: TV Verdes Mares.
Registro: Pesquisa registrada sob número 67393/2008 na 156ª Zona Eleitoral de Fortaleza/CE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: