Início » Uncategorized » João Pessoa: TRE garante voto à deficientes visuais da Paraíba

João Pessoa: TRE garante voto à deficientes visuais da Paraíba

Os eleitores paraibanos com deficiência visual vão ter acesso, pela primeira vez, a urnas eletrônicas com fones de ouvido no Estado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) vai oferecer o recurso em 20 seções de oito zonas eleitorais em que houve a informação da existência de eleitores com esse perfil.

As urnas eletrônicas com fones de ouvido já existem há algum tempo. A iniciativa veio do Tribunal Superior Eleitoral, mas ainda é pouco conhecida de acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, José Cassimiro. Na Paraíba, serão utilizadas pela primeira vez.

Cassimiro explica que é uma forma de dar um retorno sonoro ao deficiente visual. “Como esse ano não teremos o som das teclas de número, que foi retirado para aumentar o sigilo do voto, o deficiente visual não terá nenhum retorno sonoro”, avalia. O único som que a urna vai emitir será o da finalização do voto

O secretário informou ainda que serão utilizadas em João Pessoa 1.040 urnas modelo 2008, com o identificar biométrico. “Ainda não temos os dados biométricos dos eleitores. Assim, essa novidade será utilizada apenas em três municípios no Brasil, um em Santa Catarina, outro em Mato Grosso do Sul e mais um em Rondônia”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: