Início » Uncategorized » Câmara quer cassar vereador que denunciou “compra de votos”

Câmara quer cassar vereador que denunciou “compra de votos”

Apesar da pressão popular vereadores aprovam CEI

 

A Câmara Municipal de Jandira aprovou por 6 votos, sendo 3 contrários e 1 abstenção a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o vereador Reginaldo Camilo dos Santos (PT), Zezinho do PT. O parlamentar será investigado e pode perder o mandato caso não comprove a acusação feita ao também vereador Waldermiro Moreira de Oliveira (PDT) Mineiro, que teria recebido 200 mil reais do ex-prefeito Braz Paschoalim (PSDB) para aprovar as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas (TCE). 

Durante a sessão de hoje foi chamado reforço policial, já que na anterior houve tumulto, bate-bocas, brigas o que suspendeu a sessão por falta de segurança. Vários jornais da região estiveram presentes a sessão, até a reportagem do Jornal SPTV da Rede Globo compareceu  gravou imagens no local e entrevistou os envolvidos.

Na tentativa de se defender e tentar evitar a CEI, Zezinho do PT disse que a Câmara erra  ao querer cassar seu mandato que deveria era investigar a atitude do vereador Mineiro “Não sou eu que estou afirmando, mas o Ministério Público e um Inquérito Policial da GAECO – Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, que validou uma fita de áudio que revelaria que houve sim compra de votos” esclareceu.  Já Mineiro em sua defesa, esclareceu que de tanto ser interpelado por Zezinho acabou por dizer que recebeu o dinheiro e com ele comprou algumas coisas que aguardará o final das investigações e que a verdade aparecerá  “Vou aguardar as investigações e no final se saberá quem esta dizendo a verdade, disse. Mineiro também criticou a postura de Zezinho e do prefeito Paulinho Bururu que segundo ele o tinha como aliado e que só porque votou nas contas de Braz, está sendo perseguido.

Durante a sessão outros vereadores tentaram falar, mas a platéia formada em sua maioria por militantes petistas gritavam palavras de ordem e vaiou o vereador Roberto Rodrigues (PSDB) Betinho, que depois de muito custo finalmente conseguiu terminar sua fala.

O presidente da Câmara, vereador Geraldo Teotônio da Silva (PT), o Gê, bem que tentou acalmar os ânimos argumentando com as lideranças e pedindo silêncio para que deixassem Betinho usar a palavra. Já ao fazer uso da palavra, Ge defendeu o colega petista e inflamado disse achar um absurdo o que estão fazendo ele. “Eu não posso votar, mas se votasse seria contra a instalação da CEI”, disse. Ainda segundo ele, como presidente da Câmara tem o dever constitucional de conduzir os trabalhos. A justificativa de Gê é devido a sua postura na última sessão extraordinária na quarta-feira 03/12, duramente criticada pelos petistas que foram retirados da platéia pela polícia militar que usou gás pimenta para dispersar os manifestantes. 

CEI da compra de votos

Com o pedido de criação da CEI, os nomes indicados para conduzi-la foram os vereadores derrotados, Altamir Cypriano da Silva, Mi, (Presidente) Antonio Pessanha Cabral (Relator) e Henry Hajime Sato (Membro). Apesar de toda repercussão da CEI já nasce morta, já que os próprios membros disseram não ter tempo hábil para investigar, e acreditam que as investigações do Ministério Público (MPE) deve sair primeiro, revelando a verdade dos fatos e os culpado. Restando pouco mais de 24 dias para o final da atual legislatura, dificilmente os vereadores que irão conduzir a CEI terão a vontade necessária para apurar as denúncias e emitir um relatório final e votá-lo.

Apesar da pressão popular vereadores aprovam CEI

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: