Início » Uncategorized » Escola Técnica para Jandira pode se tornar realidade

Escola Técnica para Jandira pode se tornar realidade

 

Na foto acima, a unidade da Fatec/Etec em Carapicuíba

 Jandira pode ganhar nos próximos meses sua Escola Técnica Estadual (ETEC). O anúncio foi feito pela Prefeitura e noticiado última sexta-feira, 13, em destaque pelo periódico semanal Jornal Página Zero. Há vários anos Jandira almeja a instalação de uma escola técnica, independente de estadual ou mesmo federal, mas devido a brigas políticas entre o antigo governador Geraldo Alckmin (PSDB), e o ex-prefeito de Jandira, Paulinho Bururu (PT) a cidade acabou prejudicada. Tanto é verdade que só agora Alckmin que dirige a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social só resolveu atender Jandira, devido o atual prefeito estar nas fileiras do PSDB, seu partido. Não deveria ser assim, mas muita das vezes os interesses eleitorais estão acima da vontade política de atender à população. Nos últimos 8 anos, Jandira ficou a deriva em relação a apoio estadual, e só houve alguns avanços devido a relação com o governo federal.

Briga política

Recentemente o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), criou um programa nacional onde destina verbas federais que chegam a 1 bilhão de reais para a construção, ampliação e manutenção de escolas técnicas em todo o país, mas devido interesses políticos partidários, visando às eleições de 2010, pasmem, somente o Estado de São Paulo e Minas Gerais, ambos governados pelo PSDB com pré-candidatos a sucessão de Lula, rejeitaram convênios para instalação de Centros Ensino Tecnológico. São Paulo é o estado que possui o maior número de escolas técnicas, 147, perdendo em tamanho apenas para o governo federal. As eleições para presidente, governador, etc, só acontecerão em 2010, e até lá as brigas políticas não deveriam atrapalhar as relações de trabalho entre os governantes, sejam eles do partido do partido A ou B, afinal o intuito de qualquer governante deveria ser o de trabalhar para todos os cidadãos.

Segundo o MEC ex-governador Geraldo Alckmin que recentemente assumiu a Secretaria Estadual de Desenvolvimento ainda não demonstrou interesse pelo programa federal de financiamento. Em nota, o Centro Paula Souza, que coordena as escolas técnicas paulistas, informou que chegou a participar de uma reunião sobre o programa com o MEC, em que foi solicitada a realização dos convênios com a Secretaria de Desenvolvimento. Uma visita de um consultor do ministério, marcada para agosto, teria sido cancelada pelo governo federal.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: