Início » Uncategorized » Aldeia de Carapicuíba comemora Dia do Índio

Aldeia de Carapicuíba comemora Dia do Índio

No próximo dia 19 de abril (domingo), na Aldeia Jesuística de Carapicuíba, a prefeitura local em parceira com a Associação do Estudante Indígena irão promover evento em comemoração ao Dia do Índio.

A iniciativa da Secretaria de Cultura é uma das poucas da região, já que o cultura indígena não região oeste está esquecida, e colocar o Dia do Índio no calendário de atividades culturais é valorizar nossa historia e reconhecer a importância das etnias para nossa formação cultural. A comemoração do dia do Índio sempre esteve condicionada as escolas públicas, e dificilmente o restante da sociedade se quer fica sabendo da data comemorativa, e talvez por isso não saiba a importância do indígena na sociedade.

Na ocasião, a Aldeia reunirá diversas tribos indígenas de várias aldeias espelhadas pelo Brasil. Segundo informações a da Secretaria de Cultura e Turismo serão apresentados vídeos, documentários e também contadores de estórias.

A programação terá início às 13h00 com vídeos e documentários sobre diversas etnias indígenas. Das 14h00 as 18h00, será a vez dos contadores de história, mitos e lendas nativas.

Estão programadas para o período das 13 horas projeções de vídeos e documentários sobre diversas etnias indígenas. A programação contará também com contadores de histórias, mitos e lendas indígenas das 14h ás 18h. Grupos indígenas farão apresentação de danças e músicas.

Recentemente, a questão indígena virou notícia quando do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que culminou com a saída de arrozeiros da reserva indígena Serra do Sol, no Estado do Amapá.  Talvez por isso, a iniciativa tomada em Carapicuíba tenha um valor enorme para os povos da floresta e para toda sociedade. Também será inaugurada a sede da Associação do Estudante Indígena, na casa 13 no Largo da Aldeia.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: