Início » Política » Estudantes protestam contra Gilmar Mendes em frente ao STF

Estudantes protestam contra Gilmar Mendes em frente ao STF

 

Ex-estudantes da Universidade de Brasília (UnB) protestaram, na tarde desta sexta-feira (24), em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal), contra a atuação do ministro Gilmar Mendes na presidência da Corte. Usando chapéus de cangaceiro, os manifestantes estenderam faixas perto da estátua que simboliza a Justiça. Uma delas trazia a inscrição “Miss Capanga”. Em outra, os dizeres eram: “Gilmar Dantas [em alusão ao banqueiro Daniel Dantas, beneficiado por habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, quando foi preso pela Operação Satiagraha], as ruas não têm medo de seus capangas”.

Segundo os manifestantes, trata-se de um protesto “contra coronéis e capangas, que são rápidos para libertar ricos e prender ladrões de galinhas”.

“Gilmar Dantas, as ruas não têm medo de seus capangas”, diz uma das faixas na sede do STF.

“Queremos chamar a atenção para a fala de que ele [Gilmar Mendes] está desmoralizando o Judiciário brasileiro. Não é uma fala isolada, mas que encontra ressonância em boa parte da sociedade brasileira”, afirmou o professor de Ciências Políticas João Francisco, que coordenou o protesto em frente ao STF. Ele anunciou que mil adesivos de carro serão distribuídos, em Brasília, com a seguinta frase: “Gilmar Dantas, saia às ruas e não volte ao STF.”

Os ex-estudantes prometem que haverá uma ampla manifestação nacional no dia 6 de maio, novamente em frente ao STF, para apoiar o ministro Joaquim Barbosa e reforçar o pedido para a saída de Gilmar Mendes da presidência do Supremo.

Agência Brasil

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: