Início » Uncategorized » PEC 333: Câmaras do Rio criam movimento contra a criação de vagas de vereadores

PEC 333: Câmaras do Rio criam movimento contra a criação de vagas de vereadores

Cerca de 40 câmaras municipais do Rio de Janeiro, com o apoio de alguns deputados, em particular o deputado carioca Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), ensaiam um pequeno movimento que tentará impedir a posse dos suplentes de vereadores, que pressionam o Congresso para saia do papel mais 7 mil novas vagas de vereadores.

Apesar de pequeno, o grupo planeja ações para convencer que os municípios não ganharão nada com a criação de novas vagas no legislativo. A PEC 333 tenta reverter a decisão aprovada pelo senado nas eleições de 2004. Na época, houve grande movimentação por parte dos suplentes, e a PEC dos vereadores tramitou nas duas casas, sendo aprovada nas duas casas.

Com um lobby poderoso por parte de alguns parlamentares das duas casas, o retorno dos suplentes ao legislativo é questão de dias, mas devido a repercussão negativa do aumento de vagas, começam a surgir pequenos movimentos que podem atrapalhar os planos dos interessados em ainda neste ano assumir uma cadeira nas câmaras municipais espalhadas pelos mais de 5500 municípios brasileiros.

O movimento já repercute na imprensa, e foi noticiado pela Rede Bandeirantes de Rádio, através do jornalista da Band News, Ricardo Boechat, em seu programa diário que é transmitido para todo o Brasil. Com a repercussão do movimento, certamente tende a crescer a rejeição a proposta, já que os argumentos para criação de novas vagas são frágeis e só estaria em pauta devido interesse de alguns deputados que desejam apoio dos suplentes para as eleições de 2010.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: