Início » Uncategorized » Jandira 46 anos de emancipação administrativa, mas não política!

Jandira 46 anos de emancipação administrativa, mas não política!

 No próximo dia 8 de dezembro, a cidade de Jandira comemora 46 anos da chamada emancipação política administrativa, ocorrida em 1964. A luta dos emancipadores foi árdua e após anos eles conseguiram se separar de Cotia então cidade-mãe, e depois de Barueri. Um fato nos chama a atenção quando falamos que em 8 de dezembro comemora-se nossa emancipação política administrativa. Administrativa pode até ser, mas política essa está longe de acontecer.

Muitas pessoas até acreditam que somos mesmo independentes, mas basta comparecer a nossa Câmara Municipal, onde estão os nossos representantes eleitos que saberemos a verdade. Há muitos anos, politicamente falando Jandira é alvo dos prefeitos das cidades vizinhas, que nos tratam como verdadeiros currais eleitorais, onde se pode de tudo até mesmo tomar parte de nosso território para uso exclusivo. Leia-se Vila Márcia, até então território de Jandira, mas que foi anexada a cidade-mãe Barueri, sem que alguém, nem o antigo prefeito e o atual movesse um dedo se quer em prol a defesa do já pequeno território jandirense, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui apenas 17.6 quilômetros quadrados.

Se não fosse só isso, alguns fatos nos dizem claramente que somos dependentes de Barueri até hoje. Temos um Fórum instalado aqui, mas a sede da Comarca é em Barueri, cartório de imóveis, protestos, INSS, IBGE, etc. Isso sem dizer outros tipos de serviços públicos que por falta de interesse de nossos governantes jamais se instalarão por aqui.

Voltando a parte política, vemos que em Jandira não se elege deputados, nem federais e tão poucos à Assembléia Legislativa, apenas ajuda a elegê-los. Nos últimos anos, o povo de Jandira tem dado expressivas votações a deputados de Barueri, Itapevi, Osasco e até Santana de Parnaíba. A falta de amor a essa cidade é tão grande que acordos políticos visando o nosso voto já foram negociados lá pras bandas de Barueri.

Mais uma vez o curral eleitoral irá funcionar e assim afastar a possibilidade de Jandira se emancipar politicamente falando. Nossos políticos precisam refletir sobre nossa verdadeira emancipação e incentivar candidaturas próprias, que até mesmo não vençam as eleições, mas mostrem o verdadeiro espírito de liberdade que nossos emancipadores tiveram quando abraçaram a causa de formar um novo município, livre, e dono do seu destino.

 Não quero aqui ser pessimista, pois acredito que um dia seremos de verdade emancipados politicamente, mas que ainda vai demorar isso vai. Mas nem tudo está perdido, ao menos podemos eleger nosso prefeito e também vereadores, e isso nos é muito importante. Oxalá que nos próximos anos percebamos que temos gente boa que defende nossos interesses e essa cidade, sua gente trabalhadora, e assim poderemos todos nós comemorarmos finalmente nossa emancipação política e administrativa.

Paulo Sérgio Mack é Jornalista e morador de Jandira há 40 anos.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: