Início » Uncategorized » Jandira: polícia investiga fraude em eleições para conselho tutelar; 40 mil cédulas foram apreendidas no CMDCA

Jandira: polícia investiga fraude em eleições para conselho tutelar; 40 mil cédulas foram apreendidas no CMDCA

Detalhe: pacotes de cédulas estavam em sala da secretaria de Ação SocialDelegado Dr. Paulo observa cédula que foi apreendida depois de periciada

Detalhe: pacotes de cédulas estavam em sala da secretaria de Ação Social

Delegado de Jandira, Dr Paulo (E) e policial perito (D) averiguam cédula apreendida. Material tinha 5 nomes de candidatos em destaque

Policia Civil apreendeu pacotes com cédulas e as levou para delegacia de Jandira

Policia Civil apreendeu pacotes com cédulas e as levou para delegacia de Jandira

Candidatos aguardam perícia da polícia em frente a Secretaria de Ação Social

prédio da Secretaria de Ação Social foi usado para guardar cédulas de candidatos apoiados pelo governo municipal

A eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares de Jandira está com uma forte suspeita de fraude, e a denúncia recai sobre quem deveria promover e fiscalizar todo o process o eleitoral o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) presidida pela servidora Dalva Maria dos Santos, que segundo denúncia foi flagrada em posse de várias cédulas com nomes de candidatos, que segundo apurações teriam ligações políticas com membros do governo municipal.

A denúncia partiu do Conselheiro Wagner de Oliveira Tomaz, que ao dirigir-se a Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social, teria flagrado na sala do CMDCA cerca de 40 mil cédulas com nomes de candidatos a conselheiros tutelares, grifados e que seriam usadas como  propaganda de chapa. No local também foram encontrados material de propaganda para eleição do conselho do Instituto de Previdência do Município de Jandira (IPREJAN) que só concorrem e votam funcionários públicos municipais, e que acontece no próximo dia 30 de junho.

Com o flagrante, houve uma tentativa de se livrar dos pacotes, e até mesmo um funcionário ligado a área jurídica da prefeitura tentou expulsar os conselheiros que chamaram a Polícia Militar (PM) que preservou o local até a chegada do delegado de Polícia de Jandira Dr. Paulo Vinicius, que determinou a apreensão dos pacotes de cédulas e também dos computadores do CMDA.

A denúncia ganha importância com a identificação de nomes que possuem fortes ligações com a prefeitura, e indicam claramente que havia um esquema montado para beneficiar e eleger esses nomes, tentando assim eleger o maior número de conselheiros tutelares. Nas cédulas constam nomes funcionários que ocupam cargos públicos ou são apoiados por secretários municipais. Sem nenhuma divulgação nas ruas do processo eleitoral para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, fica claro que eles levariam vantagem sobre os demais candidatos,  e que o apoio oficial realmente ficaria caracterizado.

Com a divulgação da denúncia, várias pessoas se dirigiram a secretaria, inclusive secretários municipais que tentaram invadir o local, mas impedidos pela PM tiveram que aguardar as diligências da perícia que esteve no local. A relatos de que até alguns guardas municipais tentaram entrar no local, e após um principio de confusão foram convidados a se retirar sob pena de ser presos pela PM, que preservava o local.

Um grande motivo de preocupação é que quem deveria zelar para que a eleição do Conselho Tutelar, nesse caso o CMDCA, é quem está envolvido em um escândalo que esperamos ter punição exemplar por parte do Poder Judiciário e por parte dos demais candidatos que iriam ser prejudicados.

Logo após o anúncio do escândalo envolvendo o CDMCA, boa parte dos candidatos se dirigiu a Secretaria de Ação Social e alguns deles anunciaram que irão recorrer à promotoria publica para que seja feita uma investigação rigorosa e conseqüentemente irão pedir a impugnação dos nomes envolvidos na denuncia, tentando assim moralizar o processo eleitoral de uma eleição tão importante, mas que foi manchada por pessoas inescrupulosas que tentam levar vantagem em detrimento as demais pessoas que concorrem de forma honesta.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: