Início » Uncategorized » PSDB pode sair enfraquecido das eleições 2010

PSDB pode sair enfraquecido das eleições 2010

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que está na disputa para presidente com José Serra e também em vários Estados, pode sair das eleições 2010 enfraquecido  politicamente. Líder nas pesquisas no Estado de São Paulo, com a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin, principal colégio eleitoral do Brasil, o partido não repete o favoritismo nos demais estados da federação, com destaque para Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.

Na Bahia, governada pelo Partido dos Trabalhadores, o governador Jaques Wagner é o preferido para reeleição, e dificilmente teremos um segundo turno. No Rio Grande do Sul, Yeda Crusius que viveu em 2009 a pior crise de seu governo até agora não deu sinais de que sua candidatura vá a um segundo turno, lá Tarso Genro(PT) lidera a corrida pelo governo estadual.

LUZ AMARELA EM MINAS

Com a decisão do ex-governador mineiro Aécio Neves que hoje concorre ao senado, em não aceitar ser vice de Serra, e a liderança nas pesquisas de opinião do peemedebista Helio Costa (PMDB), o PSDB pode perder um grande eleitorado e ficar apenas governo paulista, já que na Região Sudeste,  só em São Paulo tem tudo para vencer, e  no primeiro turno.

Seja como for, e apesar de poder vencer em mais alguns estados, o PSDB perderá força política nos principais colégios eleitorais do Brasil. Apesar da importância econômica de São Paulo, sozinho, Geraldo Alckmin pode não ter força política suficiente para liderar os demais governadores do sudeste em oposição ao futuro governo federal, que poderá ter a frente novamente o PT, dessa vez nas mãos de Dilma Roussef.

Apesar disso, o PSDB continua sendo uma força a ser batida pelos petistas, mas a disputa logo após as eleições, já que o partido pode perder força na região sudeste, mas certamente elegerá uma boa bancada para Senado Federal e Câmara dos Deputados. Hoje, apesar do governo de Lula ter a maioria na Câmara, tem dificuldade em aprovar projetos no Senado.  Isso é a democracia que se consolida, e assim como o Democratas que viu reduzir-se a sua participação política em 2006, assim parece estar acontecendo com o PSDB. De qualquer forma, o PSDB precisará se adaptar novo modelo político brasileiro e mudar algumas linhas políticas que ele defende, mas que em determinadas regiões está contribuindo para o enfraquecimento político eleitoral. A tendência é essa, mas as eleições ainda não aconteceram e tudo ainda pode mudar.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: