Início » Uncategorized » Depois de Osasco, Carapicuíba lidera em número de eleitores

Depois de Osasco, Carapicuíba lidera em número de eleitores

O prazo para alistamento eleitoral e transferência de domicilio terminou em 09 de maio de 2012. E, com isso, a justiça eleitoral tem exatamente o número de eleitores que deverão votar nas eleições de 2012. Na região, Carapicuíba é a maior, com 270,893 eleitores, seguido por Barueri que tem hoje 214.474 eleitores. Itapevi tem 136.773, Santana de Parnaíba 72.122 eleitores.

Quociente eleitoral

Para os candidatos, em especial os candidatos a vereador, o numero de eleitores é referencia para que se programe o modelo de campanha a adotar, as estratégias, uma vez que da divisão do número de cadeiras nas Câmaras Municipais pelo número de eleitores sai o resultado do quociente eleitoral, ou seja, o número de votos necessários para eleger vereador.

Apenas para dar um exemplo, Barueri com 214.474 eleitores, divido por 21 cadeiras, dará o quociente eleitoral de 10.213 votos aproximadamente para se obter uma cadeira no legislativo. No caso de Carapicuíba onde se tem 270.893 eleitores, e se divido por 17 cadeiras, teremos aproximadamente um quociente eleitoral 15.934 votos.

Anúncios

2 Comentários

  1. Paulo Mack disse:

    Sim, Mônica você tem razão, mas a matemática dos números pode fazer com que as pessoas deixem de entender como se faz o tal quociente eleitoral. Quis apenas mostrar de forma simples, para que todos entendam, mas obrigado pela sua intervenção, um abraço e obrigado.

  2. Olá, Mack.

    Tenho que questionar: como você simplifica os números assim?

    Só o quociente eleitoral explica porque um vereador bem votado não consegue se eleger – é uma informação muito preciosa.

    É incorreto afirmar que é o “número de eleitores” dividido pelo “número de vagas”.

    Segundo o TSE, o quociente eleitoral é resultado do cálculo do NÚMERO DE VOTOS VÁLIDOS distribuído pelas vagas após verificação de médias, que incluem média do quociente partidário – que considera as coligações.

    Eu também não saberia simplificar para explicar a alguém, basicamente porque não é uma fórmula simples. O número que você apresenta para Carapicuíba, com o cálculo errado, é praticamente inatingível… rsrs

    De qualquer forma, nossa região carece de cobertura eleitoral, e é sempre bom encontrar blogs com esse tema.

    Um abraço,

    Mônica Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: