Início » Uncategorized » Redes sociais devem ser usadas com cuidado em campanhas políticas

Redes sociais devem ser usadas com cuidado em campanhas políticas

Propaganda em demasia pode resultar no bloqueio do político pelo eleitor. Uso de redes sociais durante a campanha está sujeito a regras do TRE

As redes sociais e a internet possibilitam uma troca de ideias como em nenhuma outra mídia. Por isso, estão sendo cada vez mais alvo de campanhas políticas, que foram autorizadas no dia 6 de julho. Porém, é preciso que os candidatos e eleitores atentem para um uso sensato e de acordo com as leis eleitorais.

A jornalista Regina Zandomênico reclamou da quantidade de pedidos de voto postados nas redes sociais. “Todos os dias, eu recebo dezenas de propagandas políticas do meu facebook. Eu me sinto invadida. É como se eu estivesse fazendo uma festa na minha casa, alguém chegasse e oferecesse produtos aos meus convidados dizendo que eu indiquei esses produtos”, explicou.

De acordo com a consultora de redes sociais Vanessa Aguiar, a imagem do candidato na internet é construída com o tempo, com tudo o que se falou sobre essa pessoa. “A presença digital saudável e relevante é tudo que tem de informação sobre esse político na rede também. Não só o que ele gera, mas o conteúdo que o usuário gera por ele”, afirmou.

É preciso, porém, que ambos candidatos e eleitores sigam as lei eleitorais para um bom uso da internet durante o tempo da campanha. A assessora chefe da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Regina Fávere, detalhou “o que não pode na rede social, como em toda internet na campanha, é a propaganda inverídica, divulgar uma propaganda que não é correta em relação a algum candidato ou partido. E também a propaganda ofensiva. Se alguém utilizar a rede social para ofender algum candidato, algum partido, isso também pode ser objeto de ação da justiça eleitoral”.

G1

Deixe um comentário

